Skip navigation

A  partir dos 8 anos de idade, até  …  é  possível mergulhar, e começar.

Como tudo, é logico que quanto mais novo, melhor será a adaptação, MAS, desde que não haja impedimento de ordem médica no sentido da prática deste deporto, a idade não é limitante;

Quantos não iniciam, nos 50, 60 anos?

One Comment

  1. Colocamos esta temática no Forum de Mergulho, e como tal, criou uma salutar troca de comentários entre os usuários;

    assim:
    Constante em Forum-de-Mergulho:
    “Nunca estudei com muita profundidade o tema da idade como limitante da prática do mergulho. No entanto, tudo me indica que é um falso tema, isto é, a idade, por si só, não constitui impedimento para essa prática.
    Costumo indicar uma idade limite, mas meramente orientadora – 88 anos. E coloco este valor porque é um número bonito. 77 anos acho cedo demais. 99 anos julgo exagerado… Aliás, o nosso Jacques Ives Costeau mergulhou até aos 80 e muitos anos…
    O problema destas idades é a patologia que lhe esteja associada e que revela já o “desgaste” dos anos – reumatismo, osteoporose, diabetes, história de AVC mesmo ligeiros, algum déficit intelectual, etc. Não são obrigatórios na idade, mas são frequentes.
    No entanto, se a/o idoso for saudável e passar nos testes de saúde, que terão de ser um pouquinho mais cuidados que num jovem de 40 ou 50 anos (!!), nada, mas mesmo nada a opôr.

    O problema do mergulho é que não se podem colocar limites, como nas cartas de condução – conduzir até 70 Km/h. No mergulho ou é tudo ou é nada. Não se pode limitar a profundidade, o tempo, a temperatura de água, etc. Falo do curso de iniciação.
    Por exemplo:
    Um indivíduo de 50 anos quer um curso de mergulho, mas é hipertenso, mesmo controlado, tem colesterol elevado e história de enfarte do miocárdio. Eu como médico proponho-lhe que o mergulho não será o desporto mais indicado e sou capaz de lhe sugerir que desista da ideia e não lhe dou o aval médico.
    Mas esse mesmo indivíduo já mergulha desde os 20 anos e teve um enfarte. Será isso razão bastante para deixar de mergulhar? Parece-me que não, mas agora já pode ser limitado na profundidade, nas condições de mar, etc., embora essas limitações sejam mais propostas do que imposições.
    Esse indivíduo nunca terá um seguro contra acidentes em mergulho (nenhuma companhia seguradora lho fará), mas não é por isso que será impedido da prática. Não pode ser Instrutor nem Divemaster, mas pode ser mergulhador…

    Resta falar do seguro da FPAS.

    Já emiti certificados (renovações) para mergulho a federados na FPAS com antecedentes de Enfarte do Miocárdio. E fi-lo em perfeita consciência, mas limitados nas performances. E fi-lo porque a pessoa em causa (o meu querido amigo… – claro que não revelo a sua identidade) merece-me a minha maior confiança. E todos os testes médicos, nomeadamente prova de esforço, foram normais e tinha acompanhamento – e aval – de cardiologia.
    Mas não deixa de ser um risco e esse indivíduo, ao mergulhar território desconhecido e com pessoas desconhecidas terá a obrigação de informar que só pode praticar mergulhos de baixo perfil físico.

    Mas pela idade, por si só, não haverá necessariamente qualquer limitação.

    Abraço a todos e bons mergulhos.

    Leão Marinho”

    Leao Marinho
    Visualizar perfil

    post Hoje, 10:27 AM
    Post #3

    God
    ******

    Grupo: Utilizador Identificado
    Posts: 542
    Registado: 30-August 05
    Membro nº: 2,332

    Qualificações de Mergulho:Instrutor CMAS M1 (non teching); Instrutor PADI MASTER SCUBA DIVER TRAINER; MERGULHADOR ADVANCED NITROX E DECO TDI; INSTRUTOR PADI DAS ESPECIALIDADES EFR, EFR Care for Children, NAVEGAÇÃO SUBAQUÁTICA, NITROX, MERGULHO EM NAUFRÁGIO, MERGULHO NOCTURNO, MERGULHO PROFUNDO, FOTOGRAFIA DIGITAL, MERGULHO EMBARCADO E ADMINISTRADOR DE OXIGÉNIO. FORMADOR DE INSTRUTORES DE EFR
    Profissão:MEDICO
    __________________________________
    A todos os que ainda não se registaram no Forum de Mergulho, façam o vosso registo para estarem a par da actualidade Nacional e Internacional.
    http://www.forum-mergulho.com/t13200.html&pid=118008#entry118008


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: