Skip navigation

NAAUP/FINDKELP: Sessão I [5 e 6 Julho 08]

Sessão #1: [5 e 6 Julho 08]

No dia 5 de Julho de 2008 a Apresentação do Projecto e explicação das técnicas de Identificação e Mapeamento teve lugar nas instalações da Academia de Mergulho do Porto, à qual agradecemos a disponibilidade as instalações nomeadamente ao Jorge Marques.

Rapidamente a sala ultrapassou a lotação de lugares sentados, tendo a audiência ficando extremamente captivada e interessada em colaborar.

Tendo em conta a previsão meterológica para este fim-de-semana, as condições de Mar não eram as melhores.De facto, e por motivos de segurança limitou-se aos voluntários mais experientes a saída de Mar agendada para dia 6. Mergulhadores já habituados a condições de pouca visibilidade e força de Mar.

Ao Clube Naval de Leça também deixamos o Nosso agradecimento, até porque contamos com Rui Oliveira como skyper da embarcação disponibilizada para o efeito.

Foram considerados vários locais de mergulho sob hipótese;contudo pelas condições de Mar, fomos confirmando directamente no local o que se poderia apresentar como a melhor escolha para iniciar a aplicação das técnicas de mapeamento.

Ao Paulo Sereno e Israel, dois mergulhadores experientes e habituados ao Mar do Norte, também disponibilizaram embarcações para dar apoio as saídas aos quais também agradecemos.

As condições de visibilidade na área das Laminárias era demasiado reduzida como a previsão assim o indicava;no entanto não deixamos de ir confirmar “in loco” a viabilidade da recolha de dados.

Como a baixas profundidades o mergulho não parecia viável, para compensar os voluntários (que pagaram a sua saída) resolvemos dar um salto ao Submarino U1277.;não em busca de laminárias, (infelizmente neste caso) mas, como é habitual nestas condições de vento e Mar, a maior profundidade consegue-se encontrar menos efeito de “fola”, e portanto, melhor visibilidade.

Um mergulho longo até porque quem lá foi já conta com diversas imersões quer neste naufrágio como em condições consideradas por muitos, como “impróprias” para a prática do mergulho; de facto quem mergulha no Norte do País com regularidade, mergulha em qualquer lado do Mundo:)

Aos restantes voluntários também agradecemos o interesse e colaboração, na expectativa de melhores dias de Mar, de forma a permitir que todos possam de facto contribuir e contribuir para este projecto em segurança, nomeadamente os “recém-chegados” ao mergulho.

Mais saídas virão, portanto é só uma questão de estar a par, e acima de tudo com vontade de aprender um pouco mais e colaborar activamente!

Aqui fica uma série de imagens relativo ao evento e saída de Mar:

O Projecto FINDKELP :>

Archives by Category

Archives by Month

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: